sábado, 13 de outubro de 2012

"A mesma versão da verdade" para todos. Você garante?

"A mesma versão da verdade", essa frase não é minha (daqui a pouco conto de quem é), mas calou fundo na minha alma de gerente de projeto. 
O gerente de projeto tem como missão assegurar a comunicação, não é isso? Existe uma área de conhecimento sobre o assunto (aquela que todos nós conhecemos do PMBOK), já sabemos que precisamos planejar as comunicações, identificar os stakeholders, criar e definir as mídias e os relatórios de performance, executar os eventos de comunicação conforme o planejado, assegurar a qualidade da coleta e análise das informações, ufa..., sabemos de tudo isso.
O curioso aqui é que mesmo conhecendo o método e já tendo elaborado vários planos de comunicação, conduzido e preparado uma centena de reuniões de "status report", sempre nos deparamos com conflitos e problemas de falha de comunicação em nosso dia-a-dia. O primeiro pensamento que me vem é que isso só pode acontecer comigo e com você que está lendo essa postagem, mas não é bem assim, infelizmente...


Neste ano de 2012, não diferente do resultado dos últimos anos, o item "Problemas de Comunicação" continua liderando o ranking dos "Problemas mais frequentes em projetos" apontado pela pesquisa PMSurvey.org (Fonte: PMSURVEY.ORG 2012 Edition. Project Management Institute Chapters.). E, pra completar, nesta mesma pesquisa também como uma repetição dos últimos anos, as empresas continuam elegendo o item Metodologia de Gestão de Projetos como o primeiro item em que se pretende investir no próximo ano.
A única conclusão que podemos chegar aqui (por esse resultado e pelas dores do dia-a-dia) é que não falta metodologia, nem conhecimento sobre o assunto e que a resposta para os problemas de comunicação não estão nestes dois itens! É inegável que sem método e conhecimento não dá nem pra começar a conversa, mas o ponto aqui é que não são suficientes e que ainda continuamos com esse "abacaxi" para descascar "todo santo dia"...
É no dia-a-dia que nos deparamos com várias versões da verdade circulando e sendo tratadas em nossos projetos, gerando ações, decisões e muitas confusões. Qual a chave para isso? Uma ferramenta integrada? Sim, isso ajuda muito, é fundamental, mas não vai resolver...
"O problema central da comunicação é a ilusão de que ela ocorreu" (George Bernard Shaw). Então, a chave pra comunicação (por mais que isso se pareça com um clichê) está nas PESSOAS. 
O gerente do projeto é apenas mais uma pessoa no meio das várias envolvidas, afetadas, desafiadas, apoiadas, beneficiadas e incomodadas por seu projeto. A comunicação se faz através das pessoas, de uma cultura aberta para a verdade e consciência, a qual é uma responsabilidade que vai muito além do projeto, que está no nível da organização.
A organização que quer ver sucesso em seus projetos e em suas estratégias tem que assegurar igual investimento no desenvolvimento do hábito da comunicação entre as pessoas. Não basta uma política de boas práticas de envio de emails, estamos falando do desenvolvimento da consciência de que a "comunicação é o que o ouvinte faz" (Peter Drucker). A organização toda, não somente o projeto, precisa assegurar a comunicação por meio das pessoas! Como num movimento de olah, a comunicação precisa fluir pela organização, como uma onda contínua (devo essa analogia com a OLAH, à uma pessoa brilhante, chamada Vilca Damiani, sócia da empresa IIL, a qual recentemente, tive o grande prazer de conhecer).
Muito bem, e como fazer isso? Começando a fazer (de verdade) algo que as organizações normalmente consideram "acessório" ou "coisas de RH", o desenvolvimento do comportamento, além dos conhecimentos e habilidades, e de uma gestão corporativa baseada em valores. As pessoas vão se comunicar, se conectar aos objetivos da organização, se seus propósitos e valores pessoais estiverem alinhados aos propósitos e valores da empresa. Qualquer coisa fora disto, gerará pura perda de energia e recursos.
Enfim, dada a importância deste tema, eu não poderia usar outro assunto para a estréia deste espaço. Ainda há muito por falar, mas deixarei isso para as próximas postagens, por enquanto, gostaria que vocês conservassem em mente que a comunicação bem executada não depende somente deste personagem chamado gerente de projeto e sim, de toda a organização onde ele está inserido, que lembrem-se de fomentar essa necessidade em sua sua equipe (sua área, seu departamento, etc) e que não percam a oportunidade de "cutucar" a alta gestão sobre o que estão fazendo a esse respeito, pois disso depende o sucesso de seus projetos e da continuidade da própria empresa...
Agora, como o prometido, a frase que usei no título é do Michael Cardoso, sócio da Jexperts (uma empresa de software para PPM). Ele a usou, durante sua palestra sobre as "Novidades da Plataforma Channel" apresentada no último dia 10, na cidade maravilhosa de Floripa, durante o 1o. SUMMIT de Projetos e Estratégia JEXPERTS/IIL. Que por sinal, foi ÓTIMO! Parabéns pelo evento ao Michael, à IIL e a toda equipe que trabalhou e trabalha o duro para chegar até aqui.

Um grande abraço e não sinta-se só!

Nenhum comentário:

Postar um comentário