quarta-feira, 31 de outubro de 2012

"Remember the milk", este App vale um post

Pessoal, este aplicativo vale um post, neste espaço! Recentemente recebi uma dica sobre este aplicativo de gerenciamento de tarefas, baixei pra ver como era e pensei assim, vou usar uns 40 dias pra ver se "não é mais do mesmo" e se for legal vou compartilhar a experiência no UPdatepm, mas não aguentei... estou usando há 2 semanas e confesso que não largo mais. 
Vale-a-pena conferir! Depois, contem-me o que acharam. Abs.

sábado, 20 de outubro de 2012

As 6 goiabinhas



As "6 goiabinhas" representam o único tipo de evento futuro que realmente justifica a existência do gerenciamento de riscos, que transforma a sua utilização em algo realmente útil. Isso mesmo, a aplicação deste nosso velho conhecido conceito pode ser realmente uma perda de tempo, de energia e de foco naquilo que é realmente importante para seu projeto, caso não seja aplicado como uma ferramenta para gerenciamento proativo. Vou explicar...

sábado, 13 de outubro de 2012

"A mesma versão da verdade" para todos. Você garante?

"A mesma versão da verdade", essa frase não é minha (daqui a pouco conto de quem é), mas calou fundo na minha alma de gerente de projeto. 
O gerente de projeto tem como missão assegurar a comunicação, não é isso? Existe uma área de conhecimento sobre o assunto (aquela que todos nós conhecemos do PMBOK), já sabemos que precisamos planejar as comunicações, identificar os stakeholders, criar e definir as mídias e os relatórios de performance, executar os eventos de comunicação conforme o planejado, assegurar a qualidade da coleta e análise das informações, ufa..., sabemos de tudo isso.
O curioso aqui é que mesmo conhecendo o método e já tendo elaborado vários planos de comunicação, conduzido e preparado uma centena de reuniões de "status report", sempre nos deparamos com conflitos e problemas de falha de comunicação em nosso dia-a-dia. O primeiro pensamento que me vem é que isso só pode acontecer comigo e com você que está lendo essa postagem, mas não é bem assim, infelizmente...